Lanovita

Como surgiu o couro?

O couro acompanha a história da humanidade, sendo considerado um dos materiais mais antigos do mundo e estando presente desde épocas muito antigas, precisamente, desde a pré-história, quando os seres humanos usavam as peles dos animais dos quais se alimentavam para criar roupas e abrigos.

Acredita-se que o couro amparou nossos antepassados na época em que ainda éramos nômades e que, sem o couro, a raça humana teria sido extinta. Os registros dessa época sobre o curtimento apontam que o método mais comum utilizado era a desidratação das peles com sal, pois sem isso, as peles simplesmente ressecariam e apodreceriam.

O couro também foi responsável por registrar parte da nossa história, pois ele também era utilizado como pergaminho para registros escritos antes do papiro. Egípcios, Gregos e Romanos, passaram a utilizá-lo na construção de diversos objetos também, desde o armamento militar até acessórios como baldes e mantas funerárias.

Desenvolvimento dos processos de curtimento

Ao longo do tempo, fomos desenvolvendo e aprimorando formas de curtir, amaciar e preservar as peles de animais, utilizando-se de processos químicos para transformá-las em produtos nobres. Foi no século XIX que um novo método de curtimento que utiliza reagentes foi inventado, eliminando muitas etapas e encurtando o processo, criando a indústria moderna de fabricação do
couro.

Até mesmo nos dias de hoje, as propriedades únicas do couro seguem encantando e dando asas a criatividade na produção dos mais variados produtos, mostrando que ele é, definitivamente, um material atemporal e claro, muito importante para a indústria brasileira.
Se você tem vontade de fazer o uso de um material tão importante na história, implementando o couro em seus projetos e designs, conte com a La Novitá e conheça nosso catálogo completo clicando aqui. (https://www.lanovita.com.br/catalogo)