Lanovita

Couro ecológico, mais do que um material, é um conceito. Ele engloba o couro natural que é feito a partir da pele de animais criados organicamente.

Embora popularmente chamem os materiais sintéticos de “couro ecológico”, o único que pode realmente receber esse nome é o material natural, fazendo com que o verdadeiro e único couro ecológico possível seja somente o retirado de animais cujo processo de criação dos animais, sejam diferenciados, e feito pelas empresas que realizam o descarte dos materiais utilizados no processo de forma sustentável.

Esse couro, embora produzido de forma mais orgânica, possui a mesma resistência e durabilidade do couro tradicional, sendo sua única diferença o processo de fabricação, que é pensado para causar o mínimo de impacto no ambiente.

O couro ecológico, também pode ser obtido pela reciclagem do couro natural, que acabaria sendo descartado na natureza e levaria muito tempo para se desintegrar.

Diferenças entre o couro ecológico e o couro tradicional
Na fabricação do couro ecológico, são utilizados químicos vegetais para o tingimento, que não agridem a natureza em seu descarte. Também é utilizado menos água durante o processo e sua decomposição é mais rápida e menos agressiva.
Algumas imitações do couro ecológico também podem ser prejudiciais para o meio ambiente, pois muitos materiais que são utilizados para dar a aparência de couro ao produto sintético, são a base de PVC, que demoram muito para se decompor em aterros e liberam vários compostos químicos que são resistentes a degradação natural, sendo que vários deles são tóxicos para os seres vivos, podendo causar câncer e outras doenças.

Além de lindo nas nossas casas, o couro também é um material amigável à natureza. Adquira seus produtos em couro conosco, com a certeza de que está contribuindo para um mundo mais sustável.