Lanovita

Adentrando o vasto território do artesanato

O mundo do artesanato é muito complexo, pois existem diversos materiais disponíveis. Não existe um “certo e errado” e o ideal é se perguntar “qual o objetivo que pretendo atingir” e “qual a finalidade da peça”.

Diferença entre Flor e Carnal

Antes de se aprofundar nos diferentes tipos de couro que existem, é bom saber qual a diferença entre a “Flor” do couro e o “Carnal/Raspa”.
A flor do couro é aquela parte lisa da pele, que recebe o acabamento quando é realizado os processos de
finalização da produção. Ao prestar atenção na Flor, você encontra a textura e o aspecto que o produto que vai ser criado terá.
Já o Carnal, que também pode ser encontrado como Raspa, é a parte interna da pele, que possui aquelas fibras características apresentadas no material natural e que tem o aspecto mais áspero. Esse lado do couro pode ser considerado o “verso” dependendo da utilidade que vai ser dada ao produto.

Tipos de couro

Napa
É mais utilizado para confecção de vestuários por ser mais fino, macio e maleável (elástico). Visualmente o carnal e a flor apresentam bastante distinção, com bastante acabamento liso de um lado e aspecto mais áspero do outro.

Camurça
É bem fino e macio, com um aspecto felpudo. Nesse caso a Flor e o Carnal são mais parecidos. Existe também o Camurção, que é semelhante, mas é mais grosso.

Atanado
É bastante utilizado na produção de carteiras, solas de sapatos e cintos, por possuir menor espessura, mas pode ser encontrado em diversos padrões, como de 12 a 16 linhas (1,2 a 1,6 mm). A Soleta também pode ser considerada uma forma mais grossa do Atanado.

Pull Up
É frequentemente usado na produção de carteiras e porta facas e possui grande variedade de espessura,
principalmente as mais firmes. Seu acabamento pode ser opaco ou brilhante, enquanto sua Flor e seu Carnal são bem semelhantes.

Nobuck
É um modelo muito resistente, que é utilizado com frequência na fabricação de calçados e vestuário,
principalmente em produtos destinado a trilhas, terrenos acidentados e montanhas, o que o tornou bem famoso no ambiente “adventure”. Sua aparência opaca pode fazer com que seja confundido com camurça, mas suas fibras são mais curtas e a sua parte externa “Flor” é lixada.

Agora que você já sabe a diferença entre todos esses modelos ficou muito fácil escolher o ideal para o projeto que
você tinha em mente? Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco que podemos esclarecer melhor.

E se você usar o couro da La Novitá em seus projetos, não esqueça de nos marcar no Instagram @lanovitacouros
que repostaremos em nosso feed.